BIOPARQUE OFICIAL VAZADO.png

 

Conceito

 

 

Embora tenhamos o direito de viver e desenvolver nossa sociedade como uma espécie integrante deste planeta, devemos prestar atenção no que está acontecendo ao nosso redor. Temos uma obrigação moral de não degradar e não explorar o meio ambiente, reconhecendo também os direitos de todos os outros seres vivos e lembrando que não estamos acima deles, apenas no mesmo plano.

 

Queimada

Hoje temos uma situação insustentável que precisa ser tratada e gerenciada para manter uma biosfera funcional e conservar sua diversidade. É inegável que o equilíbrio biogeoquímico do nosso planeta está mudando, os habitats estão sendo perdidos, espécies estão sendo extintas ou suas populações estão diminuindo e incontáveis indivíduos sofrem de uma forma ou de outra, enquanto expandimos nossas atividades por toda a Terra.

 

Educação Ambiental

A educação e a conscientização da socie-dade humana, especialmente dos jovens, é provavelmente a melhor estratégia a longo prazo na qual podemos focar. O gerenciamento ativo de áreas selvagens e a manutenção de populações em cativeiro (subsidiando as “selvagens”, permitindo o crescimento do conhecimento e aliviando a  superlotação de indivíduos resgatados) são medidas necessárias para atenuar a situação. Conhecimento é essencial, o que torna a pesquisa uma prioridade para a conservação, permitindo-nos entender melhor a natureza, nossas influências sob ela e melhor educar nossos conspecíficos.

 

Como pensamento final, é importante ressaltar que estamos comprometidos em alcançar o bem mais viável, com preocupações especiais sobre os direitos de todas as espécies e indivíduos envolvidos em nossas ações e o melhor bem-estar para animais e pessoas. Ao fazer isso, todas as nossas atividades são avaliadas eticamente antes e durante sua implementação, garantindo o melhor curso de ação. Isso também significa que a escolha de projetos de pesquisa, procedimentos de gestão e a manutenção cativa de animais é seriamente ponderada por suas justificabilidade e exigências.

 

 

 

Missão

.

.

Conscientização

Sensibilizar a sociedade para sua conscientização a respeito de suas atitudes com relação ao meio ambiente.

Erlenmeyer.png

 

Desenvolver conhecimento científico e compartilhá-lo com a sociedade.

Sustentabilidade.png

Contribuir para a conservação ambiental em todos os seus aspectos a fim de tornar o planeta uma biosfera mais sustentável.

 

 

Valores

 

 

 

Respeito ao meio ambiente;

 

 

- Igualdade em relação a outras espécies;

 

 

- Responsabilidade socioambiental.

 

 

Borboleta.jpg

 

 

Objetivos

 

speech 4.png

Educação das pessoas em todos os níveis (desde a divulgação científica para o público em geral até a instrução formal de cientistas e naturalistas) sobre natureza e ciência, incluindo suas questões éticas e técnicas.

 

Desenvolvimento de pesquisas em todas as ciências naturais, em prol do próprio conhecimento e do crescimento de nossa sociedade e para fins de conservação da biosfera.

arvore 3.png

Conservação ativa do nosso planeta, por meio da preservação de habitats  e processos ecológicos locais, manejo de populações, espécies e indivíduos em cativeiro e execução de ações de conservação em todo o mundo.

 

Atividades.png

 

Para atingir esses objetivos, realizamos diversas atividades:

 

 

 

 

•   avaliações biológicas de espécies que ocorrem naturalmente na área do Bioparque;

 

 

 

•   manejo ex situ de espécies-chave para conservação, pesquisa, educação, repositório genético e salvaguarda cativa;

 

 

 

•   santuário para fauna nativa e exótica, incluindo animais resgatados;

 

 

 

•   formação de coleções biológicas para amparo a pesquisas científicas;

 

 

 

•   promoção de experiências interpretativas para visitantes visando seu conhecimento, compreensão e cuidado da natureza;

 

 

 

•   criação de programas educacionais formais;

 

 

 

•   desenvolvimento de pesquisas em todas as ciências naturais;

 

 

 

•   execução e apoio a ações e projetos de conservação.