O que é e para que serve?
Existem dois tipos de reflorestamento, o natural e o intencional. Eles podem ocorrer em áreas degradadas naturalmente por meio de desastres naturais ou em áreas em que houve interferência humana, como desmatamento para comércio ilegal de madeira ou criação de pastos e destruição de mata ciliar.
O reflorestamento natural ocorre com a ação da própria natureza, ao espalhar sementes de plantas pelo vento, água ou por animais, as quais vão germinar e começar a re-ocupar a área degradada. O reflorestamento intencional é quando há interferência humana para a recuperação acelerada dessas áreas por meio de plantio de mudas e adubação.
São vários os pontos positivos em se realizar o reflorestamento de áreas degradadas, criação de habitat natural para diversos animais, maior absorção de CO2 durante seu desenvolvimento, contribuindo assim para a redução do aquecimento global, maior absorção de água no solo aumentando a quantidade de água nos lençóis freáticos e consequentemente a água nas nascentes, menor variação da temperatura e reposição de árvores já retiradas anteriormente.