Logo Bioparque Serra Negra

..

Reflorestamento

O que é e para que serve?

 

Existem dois tipos de reflorestamento, o natural e o intencional. Eles podem ocorrer em áreas degradadas naturalmente por meio de desastres naturais ou em áreas em que houve interferência humana, como desmatamento para comércio ilegal de madeira ou criação de pastos e destruição de mata ciliar. 
 

O reflorestamento natural ocorre com a ação da própria natureza, ao espalhar sementes de plantas pelo vento, água ou por animais, as quais vão germinar e começar a re-ocupar a área degradada. O reflorestamento intencional é quando há interferência humana para a recuperação acelerada dessas áreas por meio de plantio de mudas e adubação.
 

São vários os pontos positivos em se realizar o reflorestamento de áreas degradadas, criação de habitat natural para diversos animais, maior absorção de CO2 durante seu desenvolvimento, contribuindo assim para a redução do aquecimento global, maior absorção de água no solo aumentando a  quantidade de água nos lençóis freáticos e consequentemente a água nas nascentes, menor variação da temperatura e reposição de árvores já retiradas anteriormente.

Reflorestamento no Bioparque Serra Negra

 

No Bioparque realizamos o plantio de mais de 4500 mudas nativas em uma área de mais de 27000 m² e de 12000 mudas de eucalipto em uma área de 80000m².
 

Para que as mudas consigam crescer fortes e sem muita dificuldade, o ideal é realizar o plantio na estação chuvosa para que já aproveite a água da chuva para seu crescimento sadio. Também é feito a adubação das mudas neste período, pois é neste período em que absorvem com mais eficiência todos os nutrientes presentes no solo. 
 

Pode-se utilizar dois tipos de mudas de plantas, as pioneiras e as não pioneiras. è classificado como pioneira as plantas que naturalmente ocorrem no início de uma sucessão ecológica, que possuem um crescimento mais rápido e com ciclo de vida curto. Já as não pioneiras possuem um crescimento mais lento, ciclo de vida mais longo e costumam desenvolver nas fases intermediárias e finais da sucessão ecológica.

..

Para mais informações: 

 

IBF, Instituto Brasileiro de Florestas. Quais os benefícios do reflorestamento?. Conteúdo, Artigos. Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/conteudo/quais-os-beneficios-do-reflorestamento.