Logo Bioparque Serra Negra

..

Epífitas

O que são?

 

As epífitas são plantas que crescem sobre outras plantas, mas que não as parasitam, apenas as usam de suporte para seu crescimento. Elas conseguem viver sem a presença do solo para fixar suas raízes, coletando água da chuva e nutrientes de fezes de animais, poeira e até mesmo de insetos mortos.


As florestas tropicais são as que mais possuem epífitas. Muitos grupos possuem espécies que são consideradas epífitas: algas, musgos, líquens, orquídeas, bromélias, samambaias (⅓ de todas espécies) e algumas espécies de lianas em um período da vida.

moss-644204_1920.jpg
resurrection-fern-440348_1920.jpg
Beatriz Robbi, 2018.jpg
Beatriz Robbi, 2017.jpg

..

Algumas espécies são epífitas quando jovens, mas ao se desenvolverem formam raízes que ficam penduradas até encontrarem o solo, onde se fixam e crescem, sendo então classificadas como hemiepífitas primárias. Já outras espécies iniciam sua vida no solo, mas ao crescerem e atingirem o alto das árvores perdem o contato com este, sendo classificadas como hemiepífitas secundárias.

Adaptações

 

As plantas epífitas possuem diversas adaptações que as fizeram conquistar este estrato¹, como por exemplo as raízes das orquídeas, que possuem várias camadas de células para proteção física e também para evitar a perda de água, além de poder armazenar essa água e em algumas espécies ser o único tecido fotossintetizante da planta.


As bromélias possuem suas folhas fundidas em sua base, formando um recipiente onde se acumula água da chuva. Essa água serve de habitat para muitas espécies de bactérias, protozoários, insetos e até mesmo anfíbios, sendo que algumas espécies de mosquitos só se reproduzem nas águas das bromélias.

pxfuel.jpg

Glossário

 

1. Subdivisão da floresta baseada em diferentes critérios como altura, espaçamento e volume dos indivíduos presentes. 

 

 

Para mais informações:

 

PEREIRA, J.D. Um olhar sobre as Epífitas. Folha Biológica 1 (1): 3, 2010.