Logo Bioparque Serra Negra

..

Dendrocronologia

A dendrocronologia é a ciência que estuda os anéis de crescimento presentes nas plantas e a sua associação com alguma data específica. Os anéis de crescimento são características morfológicas ou anatômicas presentes nos troncos das árvores que podem nos fornecer diferentes informações sobre o crescimento do indivíduo e também sobre as condições climáticas do ambiente e a sequência anual de períodos de seca e chuva. Além das condições climáticas, há outros fatores que podem influenciar a formação dos anéis de crescimento, como fogo, ataque de pragas, doenças e a poluição ambiental.
 

Os anéis de crescimento costumam ser formados a cada ano do desenvolvimento da árvore, porém quando há um fator limitante esse anel pode não ser formado ou então em situações de estresse para a planta mais de um anel pode ser gerado naquele ano.

Anos em que a seca foi muito marcante, anéis mais estreitos são formados, quando a chuva é intensa os anéis nos diferentes indivíduos podem ser mais espessos. Quando o anel é formado anualmente, ele pode ser comparado com anéis de outras plantas de idades diferentes e assim abranger um período de tempo maior representado por essas amostras.

 

Outras características, além do tamanho dos anéis, também são estudadas, como a densidade da madeira, o tamanho e a espessura da parede das células. 
 

Há diversas formas para que os processos de formação de anéis possam ser correlacionados com algum ano específico, comparação estatística de diversas amostras de anéis, medição da densidade, isótopos de carbono, contagem e comparação de anéis a partir de plantios comerciais com datas específicas e até mesmo comparação com estruturas antigas ou amostras arqueológicas podem facilitar a datação de artefatos encontrados em sítios arqueológicos.

..

dendro.JPG

Para mais informações:

 

LELIS, A. 2017. Instituto Mamirauá. Anéis de crescimento das árvores revelam impactos do clima sobre a floresta amazônica. Disponível em: http://amazonia.org.br/2017/02/aneis-de-crescimento-das-arvores-revelam-impactos-do-clima-sobre-a-floresta-amazonica/
MATTOS, P. P. de; SALIS, S. M. de. 2007. Sazonalidade de crescimento e aspectos fenológicos de espécies arbóreas tropicais e seu potencial dendrocronológico.
MAUSETH, J. 2016. Botany: an introduction to plant biology. 6ª edição.